Retiro de Mulheres em Língua Alemã


Nos dias 25 a 28 de fevereiro, aconteceu o Retiro em língua alemã, no Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul, que esteve sob a responsabilidade do Sínodo Vale do Itajaí.  Foram dias muito agradáveis que marcou a todas. Participaram 45 senhoras. 






O palestrante foi o P. Heinz Ehlert e sua esposa Elfriede Rakko Ehlert, com o tema: “Valores como fundamento da Vida.” ( com Hino Hilf Herr meines lebens). O tema foi trabalhado com muitas dinâmicas feitas em grupos menores no qual todas tiveram a oportunidades de se expressar, identificar e priorizar os valores como fundamento da Vida. Com iluminação bíblica em Mateus 7-12; 24-27. O P. Heinz lançou perguntas para debate, fazendo todas participarem. Deu exemplos do dia a dia, como podemos modificar o ambiente em que vivemos com pequenas ações e deixar marcas da nossa existência. Valores na prática da vida, vivenciando para transmitir. 



No último dia foi trabalho sobre Amor e Paz. Amor é abstrato e no convívio se torna sublime. Quando estamos satisfeitos conosco mesmos, estamos em paz. A Bíblia diz: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus.”  Os pacificadores promovem a paz. Na família através de orações e no mundo respeitando os dez mandamentos. Para que a paz possa reinar devemos aprender a ceder, respeitar, ouvir e perdoar o nosso Próximo. 


Aconteceu a noite light com cantos, brincadeiras, esquetes e amigo secreto. O retiro encerrou com  culto e celebração da Santa Ceia.






Ingrid Ehlert e Wilhelmina Kieckbusch

Retiro para Mulheres - Português

Durante  os dias 11 a 14 de Fevereiro, aconteceu no Lar Vila Elsa em São Bento do Sul – SC, o tradicional Retiro para Mulheres.

O tema "Ser pessoa: Tecendo laços de Afeto" foi desenvolvido pela Arteterapeuta Edeltraud F. Nering e pela Pª Rosangela Fenner Radons.

Momento de reflexão, aconchego, oração, danças circular, roda de chimarrão, passeio à Igreja Luterana local, Retreta na Praça, tudo isso fez parte do programa.

A roda de chimarrão no final da tarde proporcionou momentos de muita conversa, risadas e a lembrança de muitos “causos”. Literalmente foram tecidos momentos para que  laços de afeto fossem criados e reforçados  durante toda a programação.

Foi notória a satisfação das participantes, como relata a Srª Terezinha Leal Ledoux: “Deus me concedeu a graça, de mais uma vez participar deste encontro de mulheres.Recarregar a bateria, rever amigas, e fazer novas amizades.
Retiro: Alimento para a alma, aprendizado, solidariedade, espiritualidade.
Tecer Afetos – Entrelaçar sentimentos de amizade, dedicação, carinho; cultivar o Amor, praticar o Perdão.(Sentimentos quase que esquecidos pela humanidade).
Jesus! Nosso irmão maior é o mestre tecelão de nossas vidas. Com sua ajuda, vamos tecendo dia-a-dia, com cores vibrantes, cores escuras, o tapete de nossa caminhada. (Viver! A mais difícil de todas as artes).
Nos ensinamentos de Jesus encontramos o remédio que nos fortalece nos momentos em que somos machucadas, roubadas afetivamente.
Quero durante este ano – esperando o retiro de 2015 – semear a boa semente. Quero ser um semeador que trabalha e que confia! Um semeador que confia e que trabalha.Muito obrigada amado Deus. Cada vez mais eu me convenço: “Deus me mima”. Por acreditar no amor, muito obrigada Senhor.”

Ser Pessoa é descoberta diária, tecendo laços de afeto consigo mesma para então tecer laços com outras pessoas!

Gratidão por cada uma que esteve presente!
Diretorias da Associação Wally Heidrich e Associação Sinodal da OASE
Sínodo Norte Catarinense

















Oficina de Páscoa no Lar Vila Elsa


Realizou- se Oficina de Páscoa de 04 a 06 de fevereiro, no Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul,organizado pela diretoria da Associação Wally Heidrich.

Além do artesanato de Páscoa houve momentos de recreação e estudo da Palavra